Samsung paga US$ 1 bilhão por ano à Microsoft por uso do Android
Talvez você não saiba, mas a Microsoft lucra muito com o
Android, graças a inúmeras patentes e acordos de licenciamento. O valor
sempre foi um segredo total, mas um processo que teve seus termos
divulgados com a Samsung dá alguma ideia da quantia. A coreana, só em
2013, pagou US$ 1 bilhão à desenvolvedora do Windows.
As duas empresas mantinham dois contratos, assinados em
2011, antes de a Samsung se tornar tão dominante no mercado de Android
quanto hoje. No ano passado, porém, a coreana ficou insatisfeita e
tentou não pagar o que foi definido em acordo, mas acabou cedendo.
O argumento da Samsung é que a compra da Nokia pela
Microsoft invalidaria o contrato de colaboração entre as duas. No
entanto, claro que a empresa do Windows não concordou e agora pede
compensação de US$ 6,9 milhões em juros pelo atraso do pagamento no ano
passado.
A situação é especialmente intrigante pelo fato de que
Samsung e Microsoft são parceiras em muitos outros ramos, já que a
coreana também produz celulares com Windows Phone e tablets e PCs com
Windows.

Sem comentários: