Publicidade

Breaking News
recent

Nokia confirma venda do HERE por R$ 10,5 bilhões

O HERE, o sistema de mapas da Nokia, já tem
um novo dono. A companhia finlandesa
anunciou a venda da divisão de mapas para
um grupo europeu de fabricantes de carros
pelo valor de 2,8 bilhões de euros, ou seja,
cerca de R$ 10,5 bilhões na cotação atual.
Com isso, o serviço passa a pertencer à Audi
AG, BMW Group e à Daimler AG, proprietária
da Mercedes, já a partir do ano que vem. As
negociações sobre o assunto vinham sendo
especuladas há algum tempo e a informação
só foi confirmada no início desta semana.
Segundo o TechCrunch, a previsão é que a
transação seja finalizada no início do ano que
vem.
Só que isso não significa que as novas donas
vão esperar até o primeiro trimestre de 2016
para pensar no que fazer com seu novo
produto. Mesmo antes da compra ser
concluída, as marcas vão trabalhar em modos
de aproveitar o que o HERE tem a oferecer,
sobretudo em formas de trazer um sistema de
mapas inteligente aos seus automóveis. A
principal aposta é usar a novidade na criação
de carros sem motoristas, usando o novo
serviço para ajudar os veículos a recalcularem
rotas para fugir de um congestionamento ou
acidente.
Tanto que esse foi um dos pontos de destaque
presente na nota revelada nesta segunda-feira
(03) pelas montadoras europeias após o
anúncio da compra. Segundo o grupo, o HERE
será utilizado exatamente para lançar as
bases da próxima geração de serviços
baseados em localização e mobilidade, com
destaque principalmente à segurança e à
vindoura geração de automóveis autônomos.
Além disso, o jornal português Público relata
que as três companhias que se uniram para a
aquisição do HERE vão dividir igualmente
suas ações, de modo que não haja um sócio
majoritário. Já o Wall Street Journal alega
que o grupo está cogitando convidar outras
fabricantes para entrarem no negócio, embora
isso ainda não tenha sido confirmado.
Por outro lado, muita coisa ainda segue
incerta. Uma das maiores dúvidas está no
destino dos mais de 6,4 mil funcionários da
Nokia diretamente ligados ao serviço de
localização. Segundo alguns rumores
anteriores, esse número considerável de
empregados em um único departamento teria
sido uma das razões pelas quais a companhia
finlandesa estaria interessada em vender a
divisão. De acordo com o último relatório
fiscal, o quadro de funcionários teria
consumido cerca de um décimo das receitas
da Nokia.
Ainda assim, isso parece não ser um
problema para o novo trio de proprietários,
que segue animado com a aquisição. E a
razão para isso é simples: as patentes, banco
de dados e atributos de localização do HERE
fazem com que ele seja um dos maiores e
mais valiosos sistemas de mapeamento
presente no mercado e, para a indústria
automobilística e suas pretensões futuras,
isso é providencial.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.